Nossa História
Um dos mais tradicionais circuitos socioculturais do Distrito Federal, reunindo diversas atividades, o Rock Cerrado – Música e Ecologia teve início em 1986 e seguiu uma linha contínua até 1992. Nesse período, ficou conhecido carinhosamente como Rock Cerrado do Gama, em alusão à cidade de origem.
Artistas que se tornariam respeitados no DF, precursores do cenário que conferiu ao Planalto Central destaque no contexto cultural do País, especialmente elevando Brasília ao título de Capital do Rock, passaram pelo Festival.
Em 2007, remanescentes do grupo original de produtores Os Parasitas resolveram reativar o Rock Cerrado, resgatando sua história, abrindo oportunidade para apresentações de antigas e novas bandas.
O palco musical foi estendido a outras cidades do DF e Entorno, com seletivas ao vivo. As atrações vencedoras das seletivas se apresentam ao ar livre no Gama, no final de semana de encerramento das atividades socioculturais e ambientais.
A relação afetiva com a cidade de origem é cultuada tanto pelo público local quanto time da produção. No entanto, a dimensão que o Festival tomou fez ressaltar a importância de integrar Música e Ecologia ao nome, ampliando cada vez mais o alcance das principais bandeiras defendidas pelo Rock Cerrado.
Após as edições subsequentes a 2007 (2008, 2009, 2012, 2014 e 2015) o Festival Rock Cerrado – Música e Ecologia teve sua 14ª edição em 2021, com nova marca e pronto para o futuro!
Agora em 2022 seguimos com tudo certo para a 15ª edição do Rock Cerrado – Música e Ecologia . Durante 17 dias (de 7 a 24/9), 92 bandas se inscreveram via formulário neste site, anexando links para audição e avaliação de até duas músicas autorais, requisito fundamental para que o corpo de jurados pudesse selecionar 16 nomes que participaram das seletivas ao vivo, conforme amplamente divulgado em flyers com QR-CODE para o regulamento.
Lembramos, ainda no período das inscrições, que a audição das músicas autorais para seleção de bandas e artistas solo estava restrita às inscrições oriundas de cidades do DF e Entorno. Ainda assim, a comissão organizadora agradece também às bandas de outras localidades que manifestaram interesse em participar das Seletivas.
Confira, por ordem alfabética, os nomes das 16 bandas classificadas:
ANÉIS DE MARTE; AURORA VÊNUS; BANDA EX-ÓTICOS;
CASTILIO; CRIS COUTO E BANDA; DESONRA; LÂMINA;
MAIS QUE PALAVRAS; PROFANS; QUARTO 16; QUERELA;
RAY TITTO E LOS FABULOSOS CALABARES; ROADSIDE GAMBLES; TENNESSO; UNDERHATE; VELHA CARCOMIDA.
Saiba como foi a fase ao vivo das Seletivas 2022 do Rock - Cerrado Música e Ecologia>