top of page

Rock Cerrado - Música e Ecologia promove conscientização ambiental para alunos da rede pública do DF


Bioma Cerrado Palestra Professora e Bióloga Vanira Fernandess

Com 25 anos de experiência com regência em turmas de Ensino Fundamental e Séries Iniciais, a Professora e Bióloga VANIRA FERNANDES DE SOUZA CUNHA nos traz em 2022 uma importante contribuição, ao falar sobre o BIOMA DO CERRADO em três palestras para alunos da rede pública, dentro da série de atividades educativas do Projeto Rock Cerrado - Música e Ecologia (que abrange ainda concursos de poesias sobre meio ambiente e plantio de árvores no Parque Ecológico do Gama).


Importante ressaltar que Projeto Rock Cerrado - Música e Ecologia, em sua 15ª Edição, segue utilizando a música como "porta de entrada" dos jovens no debate para conscientização sobre a necessidade de preservarmos o meio ambiente. Tudo foi pensado de maneira integrada: As três palestras da Professora e Bióloga VANIRA FERNANDES sobre o BIOMA CERRADO foram confirmadas para o dia 19/10. A primeira, às 9 horas na Escola Classe 19, no Gama Leste ; as outras duas, às 10 e às 14 horas na Escola Classe 2, no Gama Oeste. No total, 40 alunos provenientes de ambas as escolas poderão, após participar das palestras, tomar parte do plantio de mudas típicas do cerrado no Parque Ecológico do Gama, no dia 20/10. Além disso, diversas atividades do Projeto Rock Cerrado - Música e Ecologia foram programadas para datas distintas, de outubro até dezembro de 2022.

Entre as habilidades da palestrante VANIRA FERNANDES, relaciona-se a realização de projetos educacionais com base em uma formação sólida: Graduação em Ciências Biológicas; Pós-graduação com especialização em Ciências da Natureza; Pós-graduação com especialização em Nutrição; Capacitação em Educação Ambiental; Diversos cursos de capacitação na área de Educação; e vários cursos na área de Alimentação Saudável e Segurança Alimentar.


Os itens abordados na palestra foram minuciosamente preparados pela Professora e Bióloga VANIRA, que editou material didático em Power Point, cujos textos e fotos dos slides reproduzimos abaixo, em forma de fotolegendas:


Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Área do Cerrado
ONDE ENCONTRAMOS O CERRADO? O Cerrado brasileiro abrange os estados do Amapá; Maranhão; Piauí; Rondônia; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; São Paulo; Tocantins; Bahia; e o Distrito Federal.

Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Bioma
O QUE É CERRADO? Nas fotos a seguir, veja mais características deste bioma que precisa ser preservado

Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Água no Cerrado
ÁGUA NO CERRADO - Localiza-se em três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) o que, de certa maneira, favorece sua biodiversidade.


Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Clima no Cerrado
CLIMA DO CERRADO - O clima predominante no cerrado é tropical sazonal caracterizado por um clima quente com períodos chuvosos e de seca.

Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Características do Cerrado
CARACTERÍSTICAS - A vegetação do cerrado, em sua maior parte, é semelhante à vegetação da savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos. Por ser muito extenso, o cerrado – dependendo da localização – apresenta mudanças no seu ecossistema.

Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Campo Limpo
Cerrado: paisagem típica do CAMPO LIMPO

Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Campo Sujo
Cerrado: paisagem típica do CAMPO SUJO

Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Cerrado Típico
Paisagem característica do CERRADO TÍPICO

Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Cerradão
Paisagem típica do CERRADÃO

Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Mata de Galeria
Cerrado: paisagem típica da MATA DE GALERIA

Rock Cerrado - Música e Ecologia - Vanira Fernades Palestra Vereda
Cerrado: paisagem típica de VEREDA

Por que preservar o Cerrado?


O Cerrado é biologicamente região de savana e é considerado um dos biomas mais ricos do planeta — tem 5% da biodiversidade da Terra, com mais de 12 mil espécies de plantas e mais de 2,5 mil espécies de animais, entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. São cerca de 200 espécies de mamíferos, 800 espécies de aves, 1.200 espécie de peixes, 180 espécies de répteis e 150 espécies de anfíbios. Estima-se que 20% das espécies de animais presentes no Cerrado são exclusivas do ambiente, e pelo menos 130 espécies de animais estão ameaçadas de extinção.


Das plantas do Cerrado, cerca de 200 têm uso medicinal e mais de 400 podem ser usadas na recuperação de solos degradados. O local conta ainda com mais de dez tipos de frutos típicos, como o pequi, buriti, mangaba, cagaita, bacupari, cajuzinho do Cerrado, araticum e baru.


O território também é lar de diversas comunidades que sobrevivem de seus recursos naturais, tendo como exemplo etnias indígenas, quilombolas, ribeirinhos, que fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro. ... Então, fica o registro: No dia 19/10 estaremos dando início às atividades de um projeto de tamanha abrangência, que é o Rock Cerrado - Música e Ecologia! Para saber como será a fase ao vivo das Seletivas de Bandas 2022 do Rock Cerrado - Música e Ecologia, abertas ao PÚBLICO EM GERAL, CLIQUE AQUI>>>




bottom of page