top of page

Detrito Federal encerra fase Seletiva do Rock Cerrado

A veterana banda brasiliense Detrito Federal foi escolhida para encerrar a última noite das seletivas do Festival Rock Cerrado - Música e Ecologia. A apresentação na Seletiva do Valparaíso marca o reencontro da Detrito Federal com o público ao vivo: “Depois de 2 anos de pandemia, estamos de volta ao palco!”, declarou o guitarrista Bosco, remanescente da primeira formação da banda nos anos 1980. O grupo atualmente é formado ainda pelo baixista Bill, pelo baterista Marcus Guerra e pelo vocalista Alex Podrão (este último também remanescente do grupo original de década de 80).


Bosco, considerado um dos punks pioneiros do Centro-Oeste, mudou-se do DF para Valparaíso de Goiás nos anos 1990. Segundo ele, a cena do Entorno Sul sempre foi ativa. Este ano é a primeira vez que o Rock Cerrado realiza seletivas em diferentes cidades. O fato do Valparaíso ser escolhido para encerrar a fase seletiva é algo significativo: “Muito legal da parte da organização do Festival ter incluído nossa cidade. Aqui tem muita gente que curte rock! A expectativa é que a galera compareça para rever os sobreviventes desde o caos dos 2 últimos anos”, disse Bosco referindo-se à pandemia, “mas infelizmente o público não vai ser mais o mesmo, muitos se foram...


A coordenação do Festival reafirma que tem tomado todas as medidas para garantir ao máximo a segurança sanitária do público, equipe técnica e artistas, obedecendo todos os protocolos contra a Convid-19. E que as parcerias para realização das seletivas em cada cidade levaram em conta a recíproca de locais privados e públicos com os artistas. “Em Ceilândia, a Seletiva foi no Túnel do Tempo, local muito contagiante, agradável, com grande presença na cena de Ceilândia, bem frequentado pelo público que aprecia o bom e velho rock´n´roll; no Plano Piloto, o Espaço Renato Russo marcou o reencontro do local, de muita história, com a cena roqueira; no Gama, o Espaço Trend´s Bar reforçou nossa convicção de que estabelecimentos privados têm contribuindo muito para fomentar a cena musical. Encerraremos a fase seletiva em Valparaíso, no Ponto de Cultura Instituto Edilene Nascimento, que procura abrir espaço para diversas atividades, tais como artes plásticas, artes cênicas, dança, filosofia e, claro, música. O Instituto também promove ações educativas com leque diversificado”, disse Carlos Trindade.


As concorrentes da Seletiva do Valparaíso são:


A) Cromonato (19:00h);

B) Super Romance (19h15);

C) Aurora Vênus (19h30);

D) Imortal Joe (19h45);

E) Murilo Oliveira (20h00);

F) Calliandra 20h15);

G) Mofo (20h30);

H) Profans (20h45); Veja o flyer do evento:


O encerramento, como já foi dito, fica a cargo da banda Detrito Federal, ícone do punk rock candango desde os anos 1980. O local da Seletiva (Ponto de Cultura Instituto Edilene Nascimento) fica na Rua 10, quadra 43, lote 21, Parque Esplanada 2 , Valparaíso/GO. A entrada é gratuita, mas com restrição a 100 pessoas por conta da pandemia. O local será aberto às 18h30, a fim de acomodar o público e evitar atraso no início das apresentações. Portanto, a dica é chegar cedo para e garantir lugar na plateia dia 24/11/2021. Veja a localização:

bottom of page