top of page

Regulamento para Seletivas do Festival Rock Cerrado – Música e Ecologia



OBJETIVO

Apresentar informações e normas gerais para as seletivas de bandas autorais e músicos-solo independentes do Distrito Federal e Entorno, com vistas à participação no Festival ROCK CERRADO – MÚSICA E ECOLOGIA.




PROCESSO SELETIVO


A curadoria fará a seleção de um total de 32 (trinta e dois) inscritos, oriundos do Distrito Federal e Entorno. Cada etapa seletiva terá 8 (oito) concorrentes, disputando 3 (três) vagas para participar do Festival. Um artista convidado encerrará cada seletiva, mas não estará concorrendo às vagas, disputadas exclusivamente pelos inscritos via internet.


Para maior clareza, fica expresso que os inscritos passarão por 2 (duas) etapas classificatórias: a primeira ficará a cargo da comissão organizadora, através da análise do material (vídeos e áudios) com links listados na ficha de inscrição; a segunda, por meio de apresentação ao vivo, que será avaliada por um corpo de jurados, levando em consideração a desenvoltura no palco e a aclamação do público.




DOS PRÉ-REQUISITOS


O presente chamamento é voltado estritamente para bandas ou artistas que componham e apresentem músicas no estilo musical ROCK, qualquer que seja a sua vertente;


A banda/músico-solo tem que possuir repertório autoral, com algum registro de áudio (com ou sem vídeo) para indicar até 02 (dois) trabalhos com links para audição na ficha de inscrição, via internet;


Bandas/músicos-solo que já tenham participado de alguma edição anterior podem se inscrever normalmente para disputar as vagas das seletivas. Ainda que não o façam, não estarão impedidas de serem convidadas pela organização a participar dos encerramentos das seletivas ou do próprio festival em sua etapa final, que ocorrerá em um evento aberto, com dois dias de programação na PRAÇA DO CINE ITAPUÃ – SETOR LESTE, no Gama-DF, em 2021, com datas a serem confirmadas.



DAS INSCRIÇÕES


As inscrições estarão abertas de 05 de dezembro de 2020 a 05 de fevereiro/2021. Depois disso, as inscrições estarão encerradas e o formulário será removido do site http://www.rockcerrado.com.br/.


A curadoria recomenda aos inscritos que atualizem suas redes sociais, pois os links disponibilizados no ato da inscrição servirão como base para a primeira etapa classificatória. A curadoria do Festival ROCK CERRADO – MÚSICA E ECOLOGIA levará em conta a qualidade das gravações; a diversidade de estilos; a originalidade de letras e músicas; e o desempenho que a banda/artista DURANTE SUA APRESENTAÇÃO (já na segunda etapa classificatória).


Não serão aceitas:


• Inscrição de bandas/artista-solo que manifestem qualquer tipo de apoio a conteúdos agressivos ou que discriminem qualquer tipo de diversidade social e cultural;


• Inscrição de bandas/artistas-solo que incitem ou façam apologia a práticas violentas, ilícitas, difamatórias e/ou pornográficas;



DA CURADORIA


Encerrado o período de inscrições, a curadoria do Festival se reunirá para ouvir e analisar todos os materiais cadastrados. Os links disponibilizados no ato da inscrição servirão como base de análise;


A curadoria levará em conta a qualidade das gravações, a diversidade de estilos, a originalidade de letras e músicas e o desempenho que a banda/artista desenvolveu dentro da cena, durante sua trajetória mais recente.


Durante as quatro etapas seletivas, realizadas em locais privados no Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Valparaíso, as 03 (três) apresentações melhor avaliadas na pontuação geral pelo corpo de jurados, em cada uma das seletivas, estarão classificadas para o evento final do Festival ROCK CERRADO – MÚSICA E ECOLOGIA.


• Cada uma das 12 (doze) inscrições selecionadas receberá ajuda de custo de R$ 1.000,00 (mil reais), dos quais serão debitados os impostos obrigatórios que incidem sobre gastos com dinheiro público.




DAS SELETIVAS


O Festival ROCK CERRADO – MÚSICA E ECOLOGIA promoverá um total de 04 (quatro) seletivas:


• Seletiva 1

Cidade: Plano Piloto

Quantidade de artistas/bandas participantes: 08 Número de vagas: 03


• Seletiva 2

Cidade: Valparaiso

Quantidade de artistas/bandas participantes: 08 Número de vagas: 03


• Seletiva 3

Cidade: Ceilândia

Quantidade de artistas/bandas participantes: 08 Número de vagas: 03


• Seletiva 4

Cidade: Gama

Quantidade de artistas/bandas participantes: 08 Número de vagas: 03


Para maior divulgação dos trabalhos autorais e integração cultural, cada inscrição pré-selecionada pela comissão organizadora será escalada, intencionalmente, para se apresentar numa região diferente da habitual, descrita em sua ficha, quer seja a região de origem do grupo ou residência da maioria dos seus integrantes. Ou seja, as atrações pré-selecionadas não tocarão “em casa”:


• Cada banda/artista deverá executar apenas composições próprias, numa apresentação de até 15 (quinze) minutos. A extrapolação do tempo total de apresentação ou a execução de músicas não autorais acarretarão em pontuação negativa;


• As bandas/artistas serão avaliadas ao vivo por um corpo de jurados composto por músicos; produtores; jornalistas; e/ou outros formadores de opinião.




DA DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS


A divulgação das bandas/artistas escolhidas para cada seletiva se dará no dia 25 de fevereiro de 2021 pelos seguintes meios de comunicação:

• Site oficial: http://www.rockcerrado.com.br/

• Fanpage: https://www.facebook.com/rockcerradorc

• Instagram: https://instagram.com/rockcerradoficial

• Envio de sugestão de pauta para jornais, revistas, sites/blogs, emissoras de rádio e TV do Distrito Federal.




DISPOSIÇÕES GERAIS


As datas e locais das quatro seletivas, bem horários das apresentações, serão anunciados tão logo estejamos seguros para a realização de eventos abertos, com aglomeração.


- Todos os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos diretamente pela Comissão Organizadora do Festival ROCK CERRADO – MÚSICA E ECOLOGIA. .


- O presente regulamento poderá ser alterado e/ou o Festival ROCK CERRADO – MÚSICA E ECOLOGIA.

suspenso ou cancelado, sem aviso prévio aos participantes, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que esteja fora do controle da realizadora e que comprometa a realização do FESTIVAL, de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado.


• Observação: Nesses casos, não será assumido qualquer tipo de prejuízo/pedido de indenização, por parte da Realizadora, a quaisquer dos inscritos/selecionados.


- Caso aceitem, todos os participantes poderão disponibilizar seus materiais artísticos no site do Festival ROCK CERRADO – MÚSICA E ECOLOGIA.


CURADORIA DO FESTIVAL ROCK CERRADO – MÚSICA E ECOLOGIA

976 visualizações0 comentário
bottom of page